O caruncho


O caruncho é uma classe de insectos conhecida por atacar a madeira saudável, esburacando, corroendo, corrompendo, até reduzir a pó toda uma estrutura, antes cheia de vida, agora morta, sem qualquer utilidade. A presença do caruncho manifesta-se com o aparecimento na Madeira de muitos orifícios, leia-se túneis, e, quando tal acontece, o caruncho já se instalou. Significa isto que, se não for rapidamente removida, toda a estrutura da Madeira desmorona-se sem salvação. Determinados carunchos têm a particularidade de cultivarem bolores nas cascas das árvores, estabelecerem simbioses com estes, o que torna ainda mais nefasta a sua acção. Veja-se, a título de exemplo, as Sociedades de Desenvolvimento, o Jornal da Madeira, a Vialitoral e a ViaExpresso, como têm sido nefastos para o desbaratar dos dinheiros públicos.

Na nossa Madeira temos visto esta espécie instalar-se em todo o que é sítio, desde Governo às Câmaras, passando pelas Juntas de Freguesia, instituições públicas, de diversa ordem, atingindo já o nível de praga. Se não for erradicada rapidamente toda a estrutura irá ruir sob o efeito nefasto deste insecto.

Os últimos acontecimentos, relatados neste Diário, têm demonstrado que já deu o caruncho no nosso turismo, na construção civil, no Centro Internacional de Negócios, em muitas empresas que já foram à falência e em outras tantas que para lá caminham. Em muitas casas até já falta o pequeno almoço das crianças. São tudo sinais de que a praga espalha-se com grande facilidade e com tamanha virulência que torna difícil controlar.

Os remédios tradicionais já não funcionam sobre esta praga. Esqueçam o alecrim ou a ida à bruxa. Não percam tempo a consultar anúncios nos diários de pessoas detentoras de poderes paranormais, pois todas estas soluções comprovadamente falharam.

Há muitos remédios para exterminar o caruncho, mas aquele que de facto, tem eficácia comprovada são as cruzes. Colocar uma cruz no sítio certo, extermina de facto o caruncho. O caruncho, como os vampiros, têm medo da cruz ou mesmo do xis, mas é preciso ter muito cuidado se colocar a cruz ou o xis no quadradinho junto às setas o caruncho ganha força e torna-se mais agressivo. Mas se colocar a cruz em qualquer dos quadrados associados a outros símbolos, como o punho, esse caruncho tem morte imediata, é remédio santo. Nas últimas eleições presidenciais o caruncho perdeu força e os madeirenses sentiram o gosto e o poder que têm sobre o caruncho. Não o desperdicem. In www.dnoticias.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’