Madeirenses estão "preparados para enfrentar as dificuldades", diz Jardim | DNOTICIAS.PT

É fácil falar assim da parte de quem é responsável pela situação mas que na sua família ninguém irá sofrer as consequências da crise.


Madeirenses estão "preparados para enfrentar as dificuldades", diz Jardim | DNOTICIAS.PT

A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal já dispõe de uma ginásio em Santo Amaro e vai desenvolver um projecto de apoio às fanmílias carenciadas e combate à pobreza envergonhada.

Os madeirenses estão “preparados” para enfrentar as dificuldades que se adivinham. Quem o disse foi Alberto João Jardim, esta tarde, durante uma visita à ampliação das instalações da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal. Uma iniciativa que contou com a presença do secretário dos Assuntos Sociais, da Educação e Recursos Humanos, do presidente da IHM e da presidente do Conselho Directivo da Segurança Social.

“Eu não tenho medo das dificuldades. Há trinta e tal anos e eu nunca tive um ano que não fosse de dificuldades”, disse Jardim, acrescentando que actualmente existem mais condições para “superar melhor as dificuldades do que há 30 anos atrás”. Isto porque “há 30 e tal anos eram muito maiores que as de agora”.

Além disso, “as populações de agora são muito mais educadas, estão muito mais preparadas, sabem o que querem e exercem melhor os seus direitos”.

A evolução verificada desde então leva o Presidente do Governo a afirmar que “estamos preparados, temos a força e vamos para a frente mas, sobretudo, sabemos que no seio da nossa Sociedade existem pessoas e associações que trabalham de forma desinteressada e sem estar à espera de proventos materiais”. Tudo isto significa que “esta Sociedade está bem preparada para enfrentar as dificuldades”.

Da parte da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal ficaram agradecimentos a todas as entidades governativas regionais que têm apoiado o projecto, assim como agradecimentos aos mecenas que se têm associado e ajudado a dinamizar as acções desenvolvidas.

A ampliação das instalações ontem visitadas pelo Presidente do Governo, explicou o presidente desta associação, vão permitir alargar as iniciativas de apoio à comunidade. “É um espaço que tem de ser rentabilizado. Na parte da manhã, onde temos menos actividades no ginásio, fizemos uma parceria com a Associação Dançando com a Diferença, que vai usar o ginásio gratuitamente. Em troca vão ceder-nos um professor e fazer um grupo de dança com os nossos idosos”.

Durante a tarde o espaço ficará reservado para as actividades dos cerca de 50 idosos que já frequentam aquele espaço e para as 25 crianças que ali têm actividades. No final do dia serão ministradas actividades para a restante população daquele bairro.

Ricardo Silva informou ainda que as antigas instalações serão destinadas a desenvolver um projecto em parceria com a Casa e visa apoiar famílias carenciadas e combater a pobreza envergonhada.

O presidente da associação diz não saber ao certo qual o número de casos de pobreza envergonhada existentes naquele bairro, no entanto, sempre adianta que actualmente estão a ser apoiadas cerca de 15 famílias. “Se nós fazemos esta sala de apoio às famílias carenciadas é porque nós sabemos que este é um problema grave que afecta cada vez mais madeirenses”.

Já o presidente da autarquia do Funchal agradeceu o apoio de Ricardo Silva e da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal em prol da comunidade. E sublinhou que a “situação de vulnerabilidade de certas camadas da população não é uma situação dos dias de hoje, em que vivemos uma crise económica, é uma constante mesmo em tempos de prosperidade”.

Miguel Albuquerque que no sentido de combater estas situações a autarquia, em parceria com outras entidades tem apostado na criação de centros e outras infra-estruturas de apoio. “Nós conseguimos, ao longo destes anos, construir uma rede que está activa, que apoio a população mais vulnerável e que é constituída por 14 centros comunitários, sete ginásios e uma universidade sénior”. No entender daquele autarca, que anunciou para breve o lançamento do ‘campeonato das matemática’ “para melhorar as competências dos nossos jovens a nível da matemática”, este é um trabalho que deve ser prosseguido e envolver toda a Sociedade.

Presente nesta visita esteve também a designer de interiores Nini Andrade, que explicou o porquê do nome ‘Garouta do Calhau’. Recordou que quando era pequena a mãe dizia que ela parecia uma “garota do calhau”. Daí ter registado o nome e oferecido à associação para o promover e desenvolver.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’