GOVERNO PS APOIA A UNIVERSIDADE DA MADEIRA




AUMENTO DE VERBAS NA ORDEM DOS 16,3%
A Universidade da Madeira vai receber, no próximo ano lectivo (2008/2009), 11,2 milhões de euros, mais 1,6 milhões que no ano anterior.


O reitor da academia madeirense, em declarações ao JORNAL da MADEIRA, diz que, feitas as contas, isso representa um aumento na ordem dos 16,3%.Para Pedro Telhado Pereira trata-se de uma questão que surge após três anos de reivindicações junto do ministério, contra os critérios que estavam a ser usados, até aqui, para o financiamento público das instituições de ensino superior, em que a Madeira e outras universidades, sobretudo do interior, também estavam a ser prejudicadas.



Pedro Telhado Pereira diz que este é um aumento que a Universidade da Madeira já devia ter recebido há três anos. De qualquer forma, o reitor da academia madeirense diz-se satisfeito com este aumento, tendo em conta que a média nacional ficou situada na ordem dos 3,6%.Aliás, segundo o reitor da Universidade da Madeira, a academia madeirense ficou em segundo lugar nos estabelecimentos que viram aumentados os fundos atribuídos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, já que à frente da Região ficou o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, que registou um aumento nas verbas do Estado na ordem dos 20%, em relação ao ano lectivo de 2007/2008.



A próxima luta, segundo Pedro Telhado Pereira, será a das despesas acrescidas devido à localização, um problema que, tal como afirmou, «não se coloca apenas à Universidade da Madeira, mas a todas as universidades que não se encontram nos grandes centros. A fórmula de financiamento é cega nesse aspecto. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior diz que não é um problema de ensino superior, é um problema de gestão de espaço nacional e, como tal, deve haver um ministério, ou um Governo Regional, alguém que esteja interessado em ajudar a universidade em ultrapassar este problema».



E isto, tal como afirmou, porque «nós vamos ser avaliados nos mesmo padrões e queremos mesmo ser avaliados nos mesmos padrões que as outras universidades. Termos custos acrescidos significa, como temos o mesmo dinheiro, é uma penalização». A questão, segundo o reitor da Universidade da Madeira, «já foi colocada ao nível do Parlamento Europeu e estou convencido de que já estão motivados para este problema das universidades das ultraperiferias», numa lógica de uma Europa comum e una. Para já, tal como afirmou, «vamos agora, junto dos vários ministérios que podem ter a ver com o desenvolvimento regional, para ver se nas verbas deles podemos ter algum apoio».Outra das lutas, conforme referiu, é a questão da Caixa Geral de Aposentações, uma matéria que, segundo Pedro Telhado Pereira, os reitores ainda não conseguiram vencer. Só para o próximo ano, conforme referiu, estima-se que o valor a pagar seja de 1,2 milhões de euros (cerca de 10% do orçamento global da UMa). IN JORNAL DA MADEIRA

Comentários

MMV disse…
Isso é pura demagogia, porque a UMa é tutela do Governo da República!

O Governo Regional é que apoia a Universidade da Madeira (com a cedecia do edificio - por exemplo), porque não é obrigação... Porque não existe dupla tutela!

Oh sr. Victor Freitas, demagogia e enganar os madeirenses é que não!
Demagogia o carago! Foi resultado de analises da situação financeira da UMA e mais nada. A dupla tutela não beneficiaria os alunos e a qualidade de ensino mas sim o regime ditatorial instalado na Mamadeira e disso não tenho dúvidas!

Sr. Eng. Sócrates, já que está a mandar mais dinheirinho pra UMA, por favor leia estes docs meus aqui: www.forum-ensino.com e lembre-se de mandar uma representação do IGCIES pras 2 regiões autónomas para controlar como esse dinheiro vai ser gasto e como vai a (má) qualidade do ensino na Madeira e Açores!!!
amsf disse…
É demagogia, pois! Se fosse o AJJ fazia logo uma festa de entrega do cheque e deixava logo uma mensagem a condicionar politicamente a UMa. Já não bastou a história do doutoramento sobre a educação na Madeira...
MMV disse…
Ao Alexandro nem vale a pena responder, porque alguém que anda de fatinho à procura de tacho... É vergonhoso! Mas vou-lhe explicar algumas coisas: A Universidade da Madeira não tem nada a ver com o Governo Regional, a única coisa que o Governo Regional dá e cede é o edificio. Coisa que nem teria obrigação de ceder, outra coisa foi facilitismo na residência de estudantes na Zona Velha. Aprenda alguma coisa.

É dever e obrigação do Governo da República que é quem tutela o Ensino Superior ver essas avaliações e enviar o respectivo dinheiro!

O que se faz ou deixa de fazer a esse dinheiro é da inteira responsabilidade de cada universidade. Se quer saber mais coisas acerca da Universidade da Madeira, fale com o amsf que sabe muito bem como funciona...

A dupla tutela não ia só beneficiar os alunos da UMa como ia beneficiar a UMa e restantes madeirenses, porque haveriam cursos adequados à realidade madeirense e não cursos que não fazem sentido na nossa região! Dou o exemplo de cursos como CCO, Ciências da Educação entre outros... Que como é obvio...

Já agora como sei que percebe disso, não se esqueça que esse senhor não é engenheiro e até hoje a ordem dos engenheiros devia ter movido um processo contra esse senhor que utilizava o título sem ser licenciado... Ainda iremos descobrir como tirou o MBA e etc...

Por favor... Esses seus sites e tretas que não interessam a ninguém é dispensavel... Espero que vá à festa no dia 31 e esteja de braço dado com aqueles seus amigos socialistas... Pode ser que daqui a uns anos seja o candidato à Câmara de São Vicente...


Oh amsf... é demagogia dizer que se trata do Governo PS, porque fosse PSD ou CDS... Teria que aumentar de acordo com avaliação feita... Por isso...

Esquece-se de dizer é que o Governo Regional dá sem mandar em nada na UMa ou estou a mentir?!

Quem é que está a fazer política?!
Anónimo disse…
Propaganda barata...

é obrigação da República. E pelos vistos os valores ficam aquem das necessidades.
BaBy_BoY_sWiM: Se eu andasse à procura de tachos, jamais teria entregue os cartões do PSD, andava ainda lá a engolir sapos a volta deles como os outros fazem e estaria a mamar o que eu quisesse como eles, MAS EU TENHO UM PALMO E MEIO DE CARA e a minha reputação não tem preço!

Quando daqui há uns anos se descobrir toda a roubalheira que tem acontecido aqui no norte, eu não vou ter o meu nome colado a tais notícias, eu tou noutra!

Ao defender ladrões, como tu fazes, é estar a se identificar com eles e eu não me identifico com pessoas incompetentes e que só sabem enganar o povo analfabeto desta terra!

Apesar de ser socialista, eu também disparo pra dentro para melhorar as coisas. Isso tá bem patente no site que fiz acima e que foi enviado pra toda a comunicação social há uns tempos e gabinetes de ministros e PR. Várias coisas já foram feitas à pala daqueles textos. A isto chamas procurar tachos? A ISTO EU CHAMO SERVIÇO PÚBLICO.

EU QUERO UM PAÍS MELHOR PARA MIM E TAMBÉM PARA TODOS!

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’