PAREDES DE COURA 2008


Comentários

Anónimo disse…
CONSTOU-ME...

... que o Salsicha e o Gago vão aparecer amanhã no Monte e depois vão dizer para os jornais que foi mais um grande comício do MPT!
Convido-o a ler estes textos acerca do festival que vai aqui em sao vicente, lol:

http://www.miradouro.pt/foruns/viewtopic.php?f=14&t=212&p=696#p696
Anónimo disse…
APRENDAM DE UMA VEZ POR TODAS!

Com a devida vénia ao "terreiro da luta":

A oposição e o discurso político
Devo confessar que tenho poucas certezas relativamente ao tema que hoje trago. Como sei que a política não dispensa as emoções, apesar de reclamar permanentemente a intervenção da razão, sou levado a pensar que há determinadas escolhas estratégicas que só serão plenamente compreendidas por quem tem que tomá-las. Mas como também sei que a política é assunto demasiado sério para poder ser deixado à mercê dos políticos, considero ter o direito de sobre ele exprimir as opiniões que, em cada momento, a minha consciência e a compreensão que possa ter dos factos me ditem.
Não passo, em suma, em matéria de política, de um mero espectador interessado e atento. Que procura compreender as dificuldades de quem optou por dar o corpo ao manifesto. Mas que convive mal com a indigência dos que enveredam pela política só porque lhes falta um mais proveitoso ou lucrativo emprego.
O que penso da política, em suma, é que ela é uma exigência e não um privilégio. Para quem está no poder. Mas também para quem escolhe o caminho da oposição.
É verdade que os primeiros têm mais responsabilidades do que os outros. São eles que gerem a coisa pública. Mas isso não isenta a oposição nem do dever de fiscalizar com seriedade a acção de quem governa, nem da obrigação de apontar caminhos alternativos.
É assim que entendo as coisas. Mesmo sabendo que há-de ser incomparavelmente mais cómodo observar e comentar do que andar lá com a mão na massa. E mesmo admitindo que a política possa ter razões que a razão não consiga apreender imediatamente.
Feito o intróito, passo ao que venho. Como se tem visto, a oposição política na Madeira tem vindo a reduzir-se à denúncia. Falta qualquer coisa, mas acho bem. Ninguém deve pactuar nem com a ilegalidade nem com a imoralidade dos negócios pouco claros. Muito menos quem tem a responsabilidade de fazer oposição.
Porém, dito isto, não consigo deixar de pensar que até a denúncia política há-de ter exigências. No mínimo, deve ser credível e ter o apoio dos factos. Confundi-la com a maledicência pura e simples é, para além de intelectualmente desonesto, um mau serviço que se faz à necessidade de dar da nossa vida pública uma imagem de coisa sã.
O que se tem observado, no entanto, é que se acusa a torto e a direito com a ideia de que um dia se há-de acertar. E tem-se levado para o discurso político o falatório e os dichotes que toda a gente sabe que circulam nas mesas do café. Ora, convenhamos que isso é pouco, eventualmente criminoso, potencialmente contraproducente.
Não é aos partidos da oposição que cabe a responsabilidade de dissecar um a um os indícios de coisa suja que todos os dias vemos acumular. Essa responsabilidade cabe à Justiça. E todos nós, políticos ou não, temos o cívico dever de encaminhar as suspeitas que fundadamente possamos ter para as instâncias de investigação. Só que aquilo a que temos vindo a assistir começa a assumir foros de deriva irresponsável onde parece que vale tudo. Porque todos os dias se dizem coisas que depois não têm o encaminhamento devido. E porque quase todos os dias vemos dirigentes da oposição condenados pelos tribunais por não conseguirem provar as acusações que passam a vida a fazer.
Acredito que muitas dessas condenações possam ter muito que se lhes diga. E sou até capaz de admitir que a muitas das acusações só falta mesmo a prova que os políticos não têm por lhes faltarem a vocação e os meios, mas que uma justiça diligente talvez conseguisse facilmente obter. Mas isso não pode desculpabilizar a irresponsabilidade da acusação a torto e a direito e a pretexto de tudo e de nada, sob pena de um dia se banalizar tanto a denúncia como a prática denunciada.
Volto ao princípio. É fácil falar na confortável condição de simples espectador. Mas, com franqueza. Acho que já vai sendo tempo de a oposição descobrir a arte de poupar-se a si própria ao descrédito das acusações que não consegue provar. Sob pena de se entregar alegremente nas mãos de quem possa ter a arte de agir sem escrúpulo sem deixar rasto concludente.
Anónimo disse…
"Veja-se a vergonha desta noite. Após 15 dias em que éramos bombardeados com descidas em catadupa dos combustíveis no continente, o “nosso querido” governo regional decreta uma descida de… 2,6 cêntimos no gasóleo e aproximadamente o mesmo valor na gasolina! Incrível! O mesmo senhor que disse que suspendia a liberalização porque a Galp andava a gozar connosco, decreta agora uma descida IRRISÓRIA após 15 dias de "prisão" em preços que já de si estavam inflacionados em relação aos praticados no continente. Agora quem é que anda a gozar connosco? Não é o governo central de Lisboa, nem tão pouco as gasolineiras. Desta vez, como noutras, o ladrão está mesmo cá dentro. Se querem intervir na economia, façam-no responsavelmente, ou então devolvam-nos a liberalização dos combustíveis. Nada justifica que com IVA e ISP mais baixos que no continente, tenhamos pela primeira vez preços superiores aos praticados no território continental. E essa primeira vez é precisamente quando o governo local, que devia zelar pelos interesses de quem o elegeu, toma as rédeas neste processo… Irónico, não é? Diria até trágico… Por favor, dr. Carlos Pereira, denuncie esta pouca-vergonha. Cordiais saudações". João Sousa


Eu já insisti nesta matéria e ao fim de oito dias de liberalização demonstrei que a diferença de preços de combustíveis entre os Açores e a Madeira aumentou com a liberalização, piorando a nossa posição relativa.

Mais uma vez há-de haver alguém a dizer que a culpa é do PS M. Este governo nao governa, faz propaganda e de "baixa categoria"!
Anónimo disse…
NEM NA MORTE

Foi criada uma onda de solidariedade para ajudar a mãe da criança de oito anos, que morreu de múltiplas picadas de vespas, de modo a poder-se contribuir para pagar as despesas com o funeral e auxiliar aquela família carenciada.
Mas que Estado é este que nem permite que se possa morrer e ser enterrado com o mínimo de dignidade?
Aqui fica o NIB da mãe: 003503950000317500033

in http://besoirar.blogspot.com
Unknown disse…
deixem o homem "curtir" o festival. Paredes de Coura não é só o festival. Tem Ponte de Lima, Ponte da Barca, Monção, Caminha, Aros de Valdevez, tem chouriço, tem presunto, tem boa vinhaça da verde. Paredes de Coura é uma terra simpática que vale a pena visitar todo o ano. Na Páscoa é muito bom também. Já fui muito feliz em Paredes de Coura. Aliás, por pouco não me "arrebanhei" por lá.
Bem acho que quem tem que vir à Madeira são mesmo os Sex Pistols, se bem que a falta do grande Sid Vicious tira um pouco do sal da banda. "god save the Queen" God save Paredes de Coura. É aproveitar Vítor porque por cá, é mais do mesmo.

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’