AZELHICE DE GUILHERME SILVA TRAMA AJJ e MANUELA FERREIRA LEITE

Um comunicado distribuído no Funchal, assinado pelo adjunto de Alberto João Jardim, Paulo Pereira, reage a uma notícia do diário Público, que noticia hoje em manchete que «Jardim quer que PSD contorne lei das quotas nas eleições europeias».
O comunicado garante ser «inexistente» um acordo invocado pelo jornal «sobre eventuais substituições posteriores na lista de candidaturas sociais-democratas ao Parlamento Europeu»
Segundo a edição de hoje do jornal Público, Teresa Morais e Regina Bastos, que alegadamente estarão incluídas na lista europeia do PSD em lugares elegíveis (3ª e 6ª posições), poderão vir a renunciar aos respectivos mandatos, assegurando assim que o social-democrata madeirense (que estará em 8º lugar) tenha a sua eleição directa assegurada para o Parlamento Europeu.
O jornal Público cita a este propósito uma declaração que terá sido feita neste sentido pelo vice-presidente da Assembleia da República e deputado do PSD, Guilherme Silva: «Há duas candidatas que não vão assumir funções no Parlamento [Europeu], pelo que o dr. Sérgio Marques será 6º e, como tal, a sua eleição não estaria em causa».
Na passada sexta-feira, o líder do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, afirmou ter concordado com o oitavo lugar do candidato da região na lista do partido para as Eleições Europeias por causa da Lei da Paridade.
«O lugar satisfaz, é um lugar elegível à vontade e a Madeira vai elegê-lo», declarou Jardim.
Visto que o nome de Sérgio Marques retrocedeu dois lugares na lista, em relação às últimas eleições europeias, Jardim apontou que tudo é «por causa da celebre Lei da Paridade» que obriga à inclusão de uma mulher por cada três homens.
«No fundo, Sérgio Marques é o sexto, mas é obrigatório meter uma senhora pelo meio», referiu.
Jardim conclui: «Eu aceitei, concordei com o oitavo lugar e não vou dizer as razões».

Entretanto, o anunciado candidato Sérgio Marques não concordou com o oitavo lugar na lista e desistiu da corrida para um terceiro mandato no PE, decisão que comunicou a Jardim antes da reunião da comissão política regional do PSD/M, que decorreu sexta-feira à noite.
«Um não quer ir, vai outro. A única pessoa importante neste partido sou eu», reagiu Jardim a esta recusa de Sérgio Marques, anunciando que o candidato do PSD Madeira era Nuno Teixeira.
Lusa/SOL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’