Criação da Rede de Centros de incubação de Empresas da RAM - RCI

PROPOSTA APRESENTADA À COMUNICAÇÃO SOCIAL
(SÍNTESE)
OBJECTIVOS: Facilitar e dinamizar o empreendedorismo; potenciar a fertilização cruzada entre entidades responsáveis pelo desenvolvimento local (autarquias, associações, escolas, universidade,…); criar riqueza e emprego; facilitar o sucesso, a montante, das iniciativas de promoção de empreendedorismo; dar corpo a uma necessidade de reorganização e utilização de infraestruturas públicas devolutas, numa orientação adequada.
a) Reestruturação e reorganização da política de empreendedorismo na RAM, de forma a aumentar a sua acção e passar a ter uma implementação regional;

b) Estudo prévio para a definição de:
a. localização das estruturas e condições mínimas ao funcionamento, quer no quadro físico, quer organizativo.
b. Identificação das entidades participantes (regionais e locais)
c. Plano estratégico, e de actividades, de forma a identificar o formato da rede (genérica, sectorial ou mista), a garantir um alargado plano de sensibilização da importância do empreendedorismo (desde os níveis de ensino mais baixos), e definir formato de envolvimento indispensável das associações empresariais e das autarquias.
d. Meios financeiros a utilizar quer na dinamização institucional quer no apoio aos projectos

c) Aproveitamento de infra-estruturas devolutas existentes, património do Governo Regional, das Sociedades de Desenvolvimento, Institutos públicos e instalações disponibilizadas pelas autarquias, para a instalação de Centros de Incubação de Empresas;

d) Criação de condições adequadas para que a capital semente – a Madeira Capital - uma entidade com fundos públicos da RAM, redefina a sua forma de actuação e actue de acordo com os objectivos das políticas públicas que esta proposta pressupõe: dinamização do empreendedorismo e apoio incondicional a projectos regionais. Num outro plano, facilitação, das novas empresas a criar, à garantia mútua de modo a permitir a dinamização do investimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’