PENSAMENTO DO DIA

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Karl Marx, in Das Kapital, 1867

Comentários

Anónimo disse…
uma boa referência para inspirar socialistas.
il _messaggero disse…
Pese Marx enfoque o seu pensamento sob um determinismo histórico [o que acaba por ser redutor], há imensas ideias do seu pensamento que permanecem plenamente actuais.

A escolástica económica dada nas faculdades nos últimos 30 anos [com Friedman e a sua ideologia ultra-capitalista - chamaria-lhe quase anarco-capitalista], acabou por desprezar outras visões e outros paradigmas existentes, tornando a economia numa disciplina quase monolítica, o que em última análise acaba por explicar o sucedido.

O retorno e o reaproveitar de outros autores, assim como a urgência do desenvolvimento de novas linhas de pensamento dentro da Economia torna-se assim muito importante.

E Marx, tal como Keynes, tal como Perroux [podia ser uma dica interessante para indicar a muitos dos nossos dirigentes na região], só para citar alguns são autores que podem dar uma diversidade e contributo que podem ser muito interessantes.
Os bancos ca comigo vão ganhar bem pouco... LOL
Novo canal da televisão portuguesa arranca a 26 de Fevereiro
Jardim no TVI 24 com crónica semanal

Aquela teoria minha de haver uma proximidade muito grande da TVI ao jardinismo por causa dos milhões ao patrocínio da novelinha já está a dar provas.. Para além de estarem a bater ainda com mais força no Sócrates, agora até Jardim vai ter direito a tempo de antena semanal para dizer bacoradas LOL.

Ao capitali do jardinismo não há órgão de comunicação social que resista... O dinheirinho fala mais alto em tempo de crise...

Será que também vão mudar o comentador todos os meses e no mês seguinte também vão convidar o Carlos Cesar dos Açores?? PORQUÊ NÃO!? Eis a questão....
Donne disse…
Isto ja estava previstoa muito tmpo....
Pena que os sucessivos governos alimentaram o capitalismo....
Anónimo disse…
vais andar a conspirar dentro do ps, vais...vais...

o teu fim político pode ser primeiro...
Anónimo disse…
Quem não aprende com o passado, é incapaz de viver bem no presente e dificilmente terá um bom futuro. O pensamento de Marx, com 142 anos ensina-nos muito e faz-nos pensar. Está mesmo muito actual... Será que tem algum artigo que fale dos arautos das mesquinhez, como os laranjas que se julgam donos da razão?
Anónimo disse…
O capitalismo de estado tem um passado tão negro,de corrupção, violador dos direitos humanos, assumindo até, como forma de garantir o sistema,o assassinio de milhões de pessoas de quem dele discorda-se. Não é atraves de metodos do passado, ruinoso, como ainda hoje o são do que resta do comunismo,para os povos.
É necessario sim encontrar outra solução que imponha novas regras rigidas e controlo do estado sobre o capital, a nível mundial, para que não mais aconteça o que se está a viver.Tudo sem quartar os direitos à liberdade e à democracia.

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’