PENSAMENTO DO DIA
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Karl Marx, in Das Kapital, 1867
Comentários
A escolástica económica dada nas faculdades nos últimos 30 anos [com Friedman e a sua ideologia ultra-capitalista - chamaria-lhe quase anarco-capitalista], acabou por desprezar outras visões e outros paradigmas existentes, tornando a economia numa disciplina quase monolítica, o que em última análise acaba por explicar o sucedido.
O retorno e o reaproveitar de outros autores, assim como a urgência do desenvolvimento de novas linhas de pensamento dentro da Economia torna-se assim muito importante.
E Marx, tal como Keynes, tal como Perroux [podia ser uma dica interessante para indicar a muitos dos nossos dirigentes na região], só para citar alguns são autores que podem dar uma diversidade e contributo que podem ser muito interessantes.
Jardim no TVI 24 com crónica semanal
Aquela teoria minha de haver uma proximidade muito grande da TVI ao jardinismo por causa dos milhões ao patrocínio da novelinha já está a dar provas.. Para além de estarem a bater ainda com mais força no Sócrates, agora até Jardim vai ter direito a tempo de antena semanal para dizer bacoradas LOL.
Ao capitali do jardinismo não há órgão de comunicação social que resista... O dinheirinho fala mais alto em tempo de crise...
Será que também vão mudar o comentador todos os meses e no mês seguinte também vão convidar o Carlos Cesar dos Açores?? PORQUÊ NÃO!? Eis a questão....
Pena que os sucessivos governos alimentaram o capitalismo....
o teu fim político pode ser primeiro...
É necessario sim encontrar outra solução que imponha novas regras rigidas e controlo do estado sobre o capital, a nível mundial, para que não mais aconteça o que se está a viver.Tudo sem quartar os direitos à liberdade e à democracia.