A SEGUIR COM ATENÇÃO ....


Opinião do ex-governador do banco central dos EUA
Alan Greenspan: crise financeira actual é a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial

17.03.2008 - 10h55
Por Lusa


A crise financeira actual poderá ser considerada como a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial, afirma o ex-governador do banco central norte-americano (a Reserva Federal, conhecida por Fed) num artigo publicado hoje no “Financial Times”.

“A actual crise financeira nos Estados Unidos vai ser verdadeiramente considerada como a mais grave desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, considera Alan Greenspan, que presidiu à Reserva Federal de 1987 a 2006.

“Ela chegará ao fim quando o preço dos bens imobiliários estabilizar e, por inerência, os preços dos produtos financeiros ligados aos empréstimos hipotecários”, estima.

Segundo Greenspan, “esta crise fará numerosas vítimas, e o sistema de avaliação de riscos actualmente no terreno será particularmente afectado”.“Mas espero que uma das vítimas não seja o sistema de supervisão mútua (através dos actores e intervenientes do sector financeiro) e a auto-regulação financeira como mecanismo fundamental de equilíbrio para o sector financeiro mundial”, disse também.

O ex-governador da Fed – que já foi acusado de estar na origem da bolha imobiliária devido à sua política de taxa monetária muito baixa, seguida pela Fed entre 2001 e 2004 – estima igualmente que nunca haverá um sistema perfeito para avaliação de riscos.“A gestão de risco nunca atingirá a perfeição e chegará sempre o momento onde fracassará e uma verdade incomodativa será posta a nú, provocando uma resposta inesperada e brutal”, escreve Greenspan.

Comentários

amsf disse…
O Grensspan faz-me lembrar o Alberto João. Esteve à frente de FED durante 20 anos a estimular uma série de bolhas com crédito fácil e agora simula ser um grande profeta. O mesmo acontecerá ao AJJ...quando já não tiver responsabilidades directas na governação vai por-se a profetizar sobre situações que foram criadas por si. Tal como este brilhará à custa de quem o suceder como se não fosse o responsável pela merda que está escondida por debaixo do tapete.

Para que conste o responsável pela recessão que ai vem não é da responsável do actual presidente do FED mas do acima retratado!

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’