PAULO CAFÔFO A UM PASSO DE GANHAR O FUNCHAL
    In Diário de Notícias  Coligação 'Mudança' diz que tem margem para ganhar a Câmara do Funchal  O cabeça-de-lista da coligação 'Mudança' diz que não ficou surpreendido com a sondagem publicada hoje ... no DIÁRIO que o deixam a seis pontos percentuais do candidato Bruno Pereira como também, afirmou Paulo Cafôfo, não ficaria surpreendido se, no próximo dia 29, a coligação ganhasse as eleições autárquicas no Funchal. “Temos todas as hipóteses de ganhara as eleições e, à distância de 29 de Setembro, a coligação é a única que tem subido nas sondagens, temos ainda muita margem de progressão, temos uma adesão muito forte por parte das pessoas no contacto diário, no porta a porta, olhos nos olhos, e o único caminho da mudança é este”, declarou o candidato independente que encabeça a lista apoiada por PS, BE, PND, MPT, PTP, PTP e PAN.  Paulo Cafôfo diz que está nas mãos dos funchalenses decidir o futuro do Município entre duas opções. “Temos de um lado, a candidatura do PSD e...

Comentários
Confesso que gostei muito do formato. Acho que é um modelo que deveria ser repetido, possivelmente com muitas das ideias que aqui expõe.
Não estou certo que slides carregados de texto sejam adequados para fazer passar a mensagem eficazmente a um eleitorado maioritáriamente pouco letrado (e por vezes analfabeto).
Não estou a dizer que versões mais simplificadas do que aqui apresenta não tenham o seu lugar em zonas mais urbanas e diferenciadas, apenas digo que o recurso a mensagens em formato audio-visual, audio e caricaturas, ao ultrapassarem a barreira da língua escrita, seriam veículos mais adequados de difusão da mensagem num ambiente mais primário.
Penso que está no caminho certo no que diz respeito aos temas que devem ser abordados mas considero que ainda falta afinar um pouco o formato em que estes devem ser divulgados para a obtenção do máximo de eficácia possível.
Neste endereço encontrará um resumo das várias técnicas de difusão da mensagem com as respectivas vantagens e desvantagens: http://www.fas.org/irp/doddir/army/fm33-1/fm33-1m.htm
P.S. Continue o bom trabalho!
Slides mais simples implicaria que o público alvo tivesse conhecimentos que muitas vezes não tem. Por ex.: Um slide a afirmar que os madeirenses pagam mais IRS que os açoreanos teria o efeito contrário. O madeirense mal informado pensará logo que se trata de uma discriminação que o governo nacional estará a fazer à Madeira e isto simplesmente porque ignora que o governo regional é responsável pela política fiscal da Madeira.
Acho que tem que ser atingido um equilíbrio entre a simplicidade e a capacidade de informação da população, o que é difícil (mas possível) nos suportes escritos (cartazes, panfletos, etc). Daí ser preferível a passagem da mensagem por meios que não utilizem a palavra escrita.