in Diário de Notícias Data: 04-09-2008 Uma iniciativa do PND, à porta do Tribunal de Vara Mista do Funchal (Edífício 2000), terminou de forma inesperada, com o líder do CDS/PP, José Manuel Rodrigues, a aparecer no local e a retirar o 'material' de propaganda utilizado. O objectivo do deputado do PND, José Manuel Coelho, era apresentar no Ministério Público uma queixa relacionada com as actividades da Fundação Social-Democrata, que alegadamente não cumpre os seus objectivos e limita-se a comprar e vender imóveis. Coelho fez-se acompanhar pelo seu "guru espiritual", um 'boneco' que imitava em tamanho real o líder do CDS/PP. Segundo explicou o parlamentar do PND, o recurso a este acessório devia-se ao facto de o CDS/PP ter sido o primeiro partido a apresentar uma queixa contra a Fundação 'laranja', já no ano 2000, mas que entretanto terá deixado cair esta causa. Coelho não quis ser acusado de roubar os direitos de autor da iniciativa e fez-se acompanhar p...
Comentários
Confesso que gostei muito do formato. Acho que é um modelo que deveria ser repetido, possivelmente com muitas das ideias que aqui expõe.
Não estou certo que slides carregados de texto sejam adequados para fazer passar a mensagem eficazmente a um eleitorado maioritáriamente pouco letrado (e por vezes analfabeto).
Não estou a dizer que versões mais simplificadas do que aqui apresenta não tenham o seu lugar em zonas mais urbanas e diferenciadas, apenas digo que o recurso a mensagens em formato audio-visual, audio e caricaturas, ao ultrapassarem a barreira da língua escrita, seriam veículos mais adequados de difusão da mensagem num ambiente mais primário.
Penso que está no caminho certo no que diz respeito aos temas que devem ser abordados mas considero que ainda falta afinar um pouco o formato em que estes devem ser divulgados para a obtenção do máximo de eficácia possível.
Neste endereço encontrará um resumo das várias técnicas de difusão da mensagem com as respectivas vantagens e desvantagens: http://www.fas.org/irp/doddir/army/fm33-1/fm33-1m.htm
P.S. Continue o bom trabalho!
Slides mais simples implicaria que o público alvo tivesse conhecimentos que muitas vezes não tem. Por ex.: Um slide a afirmar que os madeirenses pagam mais IRS que os açoreanos teria o efeito contrário. O madeirense mal informado pensará logo que se trata de uma discriminação que o governo nacional estará a fazer à Madeira e isto simplesmente porque ignora que o governo regional é responsável pela política fiscal da Madeira.
Acho que tem que ser atingido um equilíbrio entre a simplicidade e a capacidade de informação da população, o que é difícil (mas possível) nos suportes escritos (cartazes, panfletos, etc). Daí ser preferível a passagem da mensagem por meios que não utilizem a palavra escrita.