"El País" retrata Jardim como um ditador

O jornal espanhol "El País" retrata o presidente do overno Regionall da Madeira, Alberto João Jardim, como um ditador, numa reportagem publicada no passado domingo. "O Presidente eterno" é o título do artigo onde se argumenta que o poder absoluto de Jardim se deve ao dinheiro que chega de Lisboa e Bruxelas e que o político insulta adversários e colegas de partido, apostando na propaganda e na falta de fiscalização do Parlamento Regional.

A reportagem começa por dizer que Alberto João Jardim é "um político fora do comum, detentor do recorde mundial de permanência no poder por via democrática". Acrescenta que só Muammar Kadafi, presidente da Líbia está há mais tempo no poder, 39 anos contra os 30 de Jardim. A diferença é que o líder madeirense tem conquistado o poder nas urnas "por maioria absoluta"."Adorado e odiado", Alberto João Jardim é definido como um político que insulta e incomoda tanto os adversários como os colegas de partido, um "produto genuinamente madeirense catapultado em partes iguais pela Igreja e pelo antigo regime". O jornal espanhol acrescenta que a chave do êxito de Alberto João Jardim é o dinheiro, que a Madeira foi "durante décadas a região portuguesa que mais beneficiou da solidariedade nacional e da União Europeia". O jornal cita o deputado socialista carlos Pereira, que diz que "nestas condições, nem o Papa conseguiria derrotar Alberto João Jardim". A Madeira é definida como uma região que mudou de cara nos últimos 30 anos e que a obra pública foi desde sempre a aposta do Governo Regional que contava com os fundos de Lisboa e Bruxelas. Segundo o El Páis o lema que permitiu os sucessivos triunfos de Alberto João Jardim foi " Com milhões faço inaugurações, com inaugurações ganho eleições". O artigo diz ainda que na Madeira é "imperceptível a fronteira entre os meios de comunicação social e a propaganda política" e que até o telejornal da RTP Madeira é conhecido como TeleJardim. O parlamento regional também é definido como um orgão que não exerce funções de fiscalização e onde o Presidente do Governo Regional pode falar sem limite de tempo e sem ter de responder às perguntas dos deputados. No final da reportagem é dito que tanto a oposição de direita como de esquerda partilha da opinião que o arquipélago da Madeira tem "tiques de uma República das bananas" em plena Europa

Comentários

Scherzan disse…
Mas seria bonito que dissesse aqui que um grande parte do quie consta no El pais é falso e sensacionalista. os espanhóis nunca foram exemplo para ninguém sobretudo em relação a Olivença e País Basco.
Deveria reconhecer aqui também que não é bonita a imagem que passou para fora da região, sobretudo no turismo e que sabe provavelmente que isto foi uma preparação da cimeiro luso-espanhola para tentar acalmar Jardim com uma jogada de fora e suja através de um jornal que é de esquerda como o El pais.
Isto tem de ser ponderado e foi uma atitude muito feia por parte do espanhóis que com isto devem querer a guerra e deviam primeiro limpar a roupa suja que têm em casa.
Este é o primeiro passo de uma avalanche de artigos semelhantes a este que vão surgir por todos os mass media da Europa... O povo Madeirense vai ser cada vez mais visto do exterior como uma manada de pacóvios porque votam numa pessoa que não merece o altar que tem, muito menos durante tanto tempo.

A União Europeia tem de saber como funciona a pseudo-democracia na miserável região para onde eles se tem fartado de mandar milhões de euros provenientes dos impostos dos outros cidadãos europeus... Se o regime não cai por dentro, vai ser dinamitado também de fora... MUITO BEM FEITO... A verdade vem toda ao de cima! Tinha de ser um jornalista Espanhol a ter a coragem de fazer isto, já que se um jornalista da região escrevesse tal coisa, coitado estaria desgraçado, tinha de ir com a família fora da Madeira viver!

Ainda foi pouco... E em Fevereiro a montanha vai parir muitos ratos com o dossier corrupção...
Donne disse…
Eu acho muito bem o artigo, nao vi nada no artigo de mentira em relação a Jardim...
Deu mã imagem???
Quer dizer os madeirenses tem aumentos acima da inflaçao nos bens de primeira necessidade, o desemprego nao pára de aumentar.
Mas acham que estamos preocupados com a imagem que passa lá pra fora???
Eu tou mais preocupada como é que vou pagar o emprestimo ao banco, e como vou comprar os medicamentos pra a minha avo, e os gauches de marca, que a escola exige ao meu filho...
Esta democracia de farsa tem de dar volta ao mundo...
Engraçado é ver o silêncio das rádios, jornais e tv da Madeira... O artigo do el pais está a chegar a todas as comunidades que falam espanhol...

A imagem da Madeira fica bastante queimada com isto por culpa das pessoas que dominam tudo nesta ilha, mas é um mal necessário porque isto está a chegar a um ponto que não dá para aguentar mais...

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’