PELO FALECIMENTO DO ARQUITECTO JOÃO LOPES HENRIQUES DA CONCEIÇÃO


VOTO DE PESAR

Fundador e Presidente Honorário do Partido Socialista, onde esteve sempre presente, sobretudo nas horas mais exigentes, o Arquitecto João Lopes Henriques da Conceição chegou ao fim de uma viagem em que o seu compromisso com a Liberdade, a Democracia e o Socialismo de Rosto Humano foram a nota dominante de uma vida de convicções mas igualmente de tolerância com as diferenças que enriquecem e fortalecem a Democracia.

Na verdade, assumindo sempre com frontalidade os seus ideais, soube, ao mesmo tempo, cultivar igualmente a galhardia e a grandeza de um homem de consciência livre e frontal, porque considerava que a diferença de opções políticas e ideológicas não é um impedimento mas antes o terreno fértil onde se deve plantar a semente da Liberdade em todas as suas dimensões.

Sempre rejeitou o fanatismo ideológico e sempre soube ver nas diferenças não um motivo de intolerância mas uma razão do enriquecimento da cidadania e de afirmação do que de mais profundo existe nos cidadãos: o Humanismo que a todos une apesar de todas as divergências e opções de vida.

O Arquitecto João da Conceição foi, por isso mesmo, um homem livre porque, sendo socialista por convicção, nunca se submeteu à atitude de uma só doutrina ou um só credo, antes lutando para que todos e cada um pudesse lutar e pugnar pelos ideais em que acreditavam, ainda que divergentes daqueles pelos quais ele sempre lutou.

Essa forma de estar na vida contribuiu decisivamente para a dimensão de uma personalidade que fez da luta pela Liberdade o cerne da sua vida política. Por isso, soube ser livre porque nunca se comprometeu nem se submeteu a nada ou a ninguém a não ser com o caminho que desde sempre traçou, o caminho da Liberdade e da Democracia.

Nesta hora de luto e de recolhimento pelo desaparecimento de um antigo membro deste Parlamento, curvamo-nos respeitosamente perante a sua memória e, com os olhos postos no seu percurso de vida, saibamos prosseguir a construção da Liberdade e da Democracia no nosso País e na nossa Região, por uma sociedade mais justa e mais fraterna. A isso nos obriga a memória e o exemplo de vida do saudoso João da Conceição.
Assim, a Assembleia Legislativa da Madeira, aprova um voto de pesar pelo falecimento do seu antigo membro, arquitecto João Lopes Henriques da Conceição e guarda um minuto de silêncio em sua memória.
Funchal, 15 de Janeiro de 2009
O Presidente do Grupo Parlamentar do PS-Madeira

Victor Freitas


Deu entrada hoje na ALRAM

Comentários

Sou novo nestas áreas por isso não conhecia esta figura do PS.

Mesmo sem ter conhecido o homem já dá para ver que era alguém com muita coragem porque naqueles tempos não era qualquer um que podia fazer frente ao poder laranja da madeira criando alternativas... Sem dúvida alguma ficamos mais pobres com esta perda...

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’