http://pt.wikipedia.org/wiki/Federalismo

Dá-se o nome de federação a um Estado composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo próprio, geralmente conhecidas como "estados"[1]. Como regra geral, os estados ("estados federados") que se unem para constituir a federação (o "Estado federal") são autônomos, isto é, possuem um conjunto de competências ou prerrogativas garantidas pela constituição que não podem ser abolidas ou alteradas de modo unilateral pelo governo central. Entretanto, apenas o Estado federal é considerado soberano, inclusive para fins de direito internacional: normalmente, apenas estes possuem personalidade internacional; os estados federados são reconhecidos pelo direito internacional apenas na medida em que o respectivo Estado federal o autorizar.
O sistema político pelo qual vários estados se reúnem para formar um Estado federal, cada um conservando sua autonomia, chama-se
federalismo.
São exemplos de Estados federais a
Alemanha, Austrália, o Brasil, o Canadá, os Emirados Árabes Unidos, a Índia, a Malásia, o México, a Nigéria, a Rússia, a Suíça e os Estados Unidos.
Quanto à forma de Estado, as federações contrapõem-se aos
Estados unitários e distinguem-se também das confederações.

Comentários

Estado federado ? Alguem que veja se o homem tem febre! Estado federado, mais poder pra Madeira mas que LISBOA continue a aumentar a mesada pra uma duzia de meninos continuar a engordar.... Estamos muito bem assim, eles tem é de trabalhar mais e deixarem de entreter a opinião pública com patetices....

Você viu a mensagem de alberto joão e do cunha e silva na RTP-Madeira logo quando deu o fogo de artificio da passagem de ano na RTP-Madeira? O Cunha e silva por acaso esteve bem mas o Alberto já começou a fazer campanha... triste mesmo... LOL.

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’