O DRAMA DO DESEMPREGO!
A situação do desemprego é dramática, seja no continente ou na Madeira. Eu como vivo cá, importo-me em primeiro lugar com a situação da RAM. Ninguém pode ficar indiferente a este problema. A estratégia de meter a cabeça na areia não é boa estratégia, nem do ponto de vista político, nem do ponto de vista prático. Esconder o problema não é solução, atribuir as responsabilidades a questões exógenas, desresponsabiliza, mas nada resolve!
A questão central é encontrar soluções para o problema e nesta matéria só o Governo Regional pode e deve intervir. Se o Governo não começar a tomar medidas a situação pode ficar descontrolada. É a hora de tomar medidas de apoio às empresas, de repensar determinados investimentos e canalizar verbas para o que realmente é preciso.
Se a madeira não tem capacidade de endividamento, como outros governos só há uma coisa a fazer: rever as prioridades do investimento público, canalizar verbas para segurar o emprego que existe, ajudar as empresas em dificuldades, pagar a tempo e horas as dividas às empresas e relançar um Plano Regional de Emprego adaptado à realidade de 2009.
A forma pacata como o Governo do PSD-Madeira está a gerir a questão vai dar maus resultados!
Comentários
Enfim, quanto ao desemprego, é de bom senso dizer que de facto, não há muito a fazer. Nem as grandes economias conseguem anular os efeitos de uma crise que na região, se sentirá com a quebra do turismo e ainda aqui vamos, e muito menos então o governo regional que com prejuízos, gastos loucos e outras quermesses, nem conseguirá pagar algumas coisas. A tal dívida que se estenderá por anos. Que nos valha as obras que evitarão o desemprego de muita construção civil e obras públicas que por consequência a subida dos índices de criminalidade, já de si na minha opinião, altíssimos.
Haja bom senso nos comentários, até porque é uma altura em que deverá deixar de haver uma oposição e mais uma disposição de todos para ajudar a ultrapassar isto que aí vem. Louvo o texto ontem publicado por parte de J.C Gouveia que apesar de alguns problemas de comunicação em geral, soube ser lúcido e compreender que as coisas tem de seguir de outra maneira.
O povo aqui tem 30 anos de atraso cultural quando comparado com o continente e enquanto isso não mudar, vão ser sempre os mesmos a mandar nisto tudo... O povo e a economia madeirense sao reféns dos abutres do PSD-M.
Cada concelho da Madeira tem pelo menos 12 abutres que tem comido tudo nos últimos 30 anos. Eles andam com bons carros, eles tem contas e propriedades fora de Portugal, eles arranjam tachos para os que lhes engraxam as botas e os outros que trabalham como deve ser ficam a ver navios... Na Madeira sempre compensou ser ignorante. É 30 anos de jardinismo e investimento em cimento e (des)conhecimento.
Talvez burro é quem faz como eu, que vem pra aqui de volta a este atraso de vida remar contra esta maré de mamões alaranjados... mas a verdade é que se não houverem "burros" a enfrentar estes abusadores, as próximas gerações vão pagar muito mais caro... E pra ver democracias de meia-tigela, já chega a minha terra natal, a Venezuela.
abraço
As rezas da minha avo resultaram....
Vá...
Vá....
Mais um pouco e ja começam a tomar medidas....
Se o primeiro ministro nao tivesse sido militante da jsd, teriamos realmente um governo Socialista...
Como diziam os meus profes, "Faltam as bases"