JORNAL DA MADEIRA-DELIBERAÇÃO DA ERC a) A observância de práticas não discriminatórias na distribuição, pelos diferentes órgãos de comunicação social, do investimento publicitário oriundo da Região Autónoma, medidas essas que se deverão pautar por critérios de equidade, de proporção e de transparência, em defesa do Governo Regional -,está a pôr em risco objectivo e grave a preservação de um quadro pluralistano subsector da imprensa diária; Instar o Governo Regional da Madeira a adoptar, no imediato, as providências necessárias e adequadas à supressão dos efeitos nefastos que a sua actuação tem produzido no subsector da imprensa diária da região tendo especialmente em vista: pluralismo político, económico e outros; b) A sujeição das suas intervenções na gestão da Empresa do Jornal da Madeira, enquanto seu sócio maioritário, aos princípios da transparência e proporcionalidade; c) A salvaguarda do pluralismo interno e da independência perante os poderes públicos, no que toca à orientação
Comentários
A.C.
Bom trabalho da Câmara do Funchal
Data: 12-04-2008
Muito se especula em relação ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal do Funchal em relação às limpezas, e prevenção das cheias. Devemos pois lembrar que a prevenção não depende só desta instituição mas de todos os cidadãos em geral. Vejamos pois, diariamente, estes mesmos cidadãos que tanto "culpam" a C.M.F., a deitar lixo para as ribeiras, a não limparem as adufas que se encontram em frente aos seus estabelecimentos comerciais, a não fazerem a dita separação do lixo, a deitar inertes pelas ribeiras, ou até mesmo para o mar, etc, etc..... Devo mencionar que não sou funcionária pública, e também aponto alguns dedos à C.M.F., em relação a algumas situações das quais discordo. Infelizmente "paga o justo pelo pecador", pois foram muitos os que se sentiram lesados pela falta de civismo de outros.
Em muitas memórias ainda está patente 1993. Não deixemos que volte a acontecer, pois houve quem o temesse. Vamos pois apostar na prevenção, no civismo, na reeducação, pois nunca é tarde para aprender.
Para finalizar, agradeço todo o trabalho prestados pela C.M.F., nomeadamente através dos seus colaboradores, bem como a todas as corporações de Bombeiros de toda a região, Cruz Vermelha Portuguesa, e algumas empresas particulares, que voluntariamente disponibilizaram apoios em diversos níveis.
P.S.- O Verão vem a caminho.... e os incêndios também.....
IGNORÂNCIA NO SEU MELHOR
Rosário Coelho
O que andámos a fazer nos últimos 137 anos?
Data: 13-04-2008
«O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direcção a conveniência.
Não há princípio que não seja desmentido.
Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.
Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.
Diz-se por toda a parte: o país está perdido!".
In primeiro número de "As Farpas" Eça de Queirós 1871.
Como explicar isto? Será uma questão de ADN, ou é mesmo maldição divina? Será que daqui a 137 anos os nossos netos ainda estarão a dizer as mesmas coisas?.