Conjuntura Nacional

No 1º trimestre, o PIB desacelerou para 0,9%, em termos homólogos reais (1.8% no 4º trimestrede 2007), reflectindo uma deterioração do contributo da procura interna, em particular do investimento.
A procura externa apresentou um contributo negativo para o crescimento do PIB, gual ao verificado no trimestre anterior.* Em Abril, a generalidade dos indicadores disponíveis para a actividade económica evidenciou uma evolução favorável.*
Nos primeiros meses do segundo trimestre, a informação disponível sugere um menordinamismo do consumo privado e um comportamento diferenciado das componentes doinvestimento, com uma melhoria do segmento da construção e um menor dinamismo nosegmento dos bens de equipamento.*
Em Maio, a taxa de inflação homóloga foi de 2,8%, mais 0,3 p.p. do que no mês anterior,enquanto a taxa de inflação subjacente se manteve inalterada em 2,2%. A variação média dos últimos 12 meses do IPC estabilizou em 2,6%.
Nos primeiros cinco meses de 2008, o défice global do Estado, na óptica da contabilidade pública, foi de 505,3 milhões de euros, sensivelmente metade do observado no mesmo períododo ano anterior.
O saldo primário foi de 1392,4 milhões de euros, 618,6 milhões de euros acimado registado no período homólogo de 2007. O excedente da execução orçamental da SegurançaSocial também melhorou em relação ao ano anterior, tendo-se situado nos 1556 milhões de euros.
Fonte: Ministério da Economia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’