INTERPELAÇÃO AO GOVERNO SOBRE O ESTADO DA REGIÃO

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Texto base

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista-Madeira solicitou hoje junto do Presidente da Assembleia uma interpelação ao Governo sobre Política Geral “ O ESTADO DA REGIÃO”, com a presença do Presidente do Governo.

ARGUMENTOS:
Devido à crise política que o Governo do PSD-M criou, com a sua demissão, a Madeira ficou paralisada durante o ano 2007;

No corrente ano o Governo do PSD-M manteve uma lógica de não governo e tivemos um Governo do PSD-M que não Governou, nem resolveu os problemas. Os próximos 3 meses do corrente ano 2008, com a situação financeira internacional é mais um ano de paralisia governativa.

A Madeira está há 2 anos numa situação de autêntico desgoverno, com um Governo em fuga às responsabilidades, onde todos os indicadores demonstram um retrocesso económico e social.

Perante a crise financeira, o Presidente do Governo do PSD está ausente da Região e não dá uma palavra de esperança às famílias e às empresas.

Um presidente que nas alturas difíceis não dá a cara, foge e faz de conta que não tem nada a ver com a situação política, económica, social e financeira da RAM - esta situação não é normal:

Razões para a interpelação ao governo:

· Crise económica - com aumento de falências de empresas na ordem dos 40%.
· Crise social - com o aumento do desemprego, emigração galopante, pobreza e exclusão social, classe média em grandes dificuldades em que o rendimento das famílias é dos mais baixos do pais e consequentemente o seu poder de compra tem vindo a diminuir.
· Contas públicas regionais – autêntico descalabro financeiro das Sociedades de Desenvolvimento, na divida directa e indirecta, nos compromissos financeiros com a Vialitoral, Viaexpresso, Viamadeira etc.
· Modelo de desenvolvimento em derrapagem - já no anterior quadro financeiro europeu e na anterior Lei de Finanças Regionais, facilmente constatável em já em 2005, quando o rendimento das famílias já era na Madeira inferior aos rendimentos das famílias Açorianas.

Constata-se do comportamento do Governo do PSD-M:

· Falta de orgulho na obra feita;
· Desorientação estratégica na mudança de modelo de desenvolvimento;
· Fuga do governo às suas responsabilidades;
· Já assumiram que o seu projecto político para a RAM falhou;
· E o mais grave – o PSD-M não tem projecto político para a Madeira do presente e do futuro.

ESTAS RAZÕES JUSTIFICAM UM DEBATE DO ESTADO DA REGIÃO

Presidente do Grupo Parlamentar do PS-Madeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’