MADEIRA PERDEU 500 MILHÕES DE EUROS DE FUNDOS COMUNITÁRIOS

O RESPONSÁVEL POR ESTA DIMINUIÇÃO DE FUNDOS É O PRESIDENTE DO GOVERNO.

"tirei a Madeira do objectivo 1" declaração de Alberto João Jardim, Bruxelas, 9 de Outubro de 2008

Excerto da minha intervenção no debate do orçamento para 2007
"Chegamos aqui e vemos que este Governo e este PSD na ânsia de fugirem às suas responsabilidades quando foram negociados os fundos europeus esconderam e camuflaram o estudo do Professor Augusto Mateus.
O que levou o PSD a esconder o Estudo do Professor Augusto Mateus? Esta pergunta tem uma resposta fácil e ao mesmo tempo sinistra. Os motivos foram partidários. O Presidente do Governo Regional extasiado e embalado pela fúria eleitoral em 2004, nas eleições Regionais, quis mostrar uma Região rica ao Eleitorado e por isso escondeu o estudo que dizia o contrário do que afirmou o Presidente do Governo.
Se há e no nosso entender há crime económico à Madeira esse crime foi materializado pelo PSD e pelo Presidente do Governo que esconderam a verdade aos Madeirenses, ao Governo Português e à União Europeia.
O Governo Regional tinha dados e indicadores que demonstravam que os Madeirenses têm um baixo poder de compra? Sim tinham os estudos encomendados em que colocam os madeirenses em antepenúltimo lugar no país, piores que nós só estavam os Açores e o Alentejo.

Se o Governo Regional não queria admitir que somos uma Região pobre, poderia no entanto solicitar ao Governo Português a redefinição antecipada da composição das suas regiões (NUTS II), com foi o caso da Itália (a nova região“Ilhas” permite manter a Sardenha em “objectivo 1”, muito embora tenha ultrapassado os 75% do PIB per capita da UE-15), e de Portugal1 (as novas regiões de Lisboa, Centro e Alentejo permitem manter em “objectivo 1” grande parte do Oeste e Vale do Tejo, com cerca de 860 mil habitantes). Esta redefinição juntando a Madeira e os Açores permitiria à região manter-se elegível ao nível dos fundos da EU, dentro do objectivo 1, como sugeria o estudo de Augusto Mateus.
Este não foi o caminho escolhido pelo presidente do PSD e é fácil de perceber porquê – porque facilmente os Madeirenses iriam perceber que afinal a política deste Governo falhou a nível do desenvolvimento.
O Presidente do PSD preferiu em 2004 andar a dizer aos Madeirenses que estávamos ricos, disse que éramos um exemplo de desenvolvimento na Europa, preferiu colocar a propaganda à frente dos interesses dos Madeirenses. Preferiu manter o seu orgulho pela dita obra feita e esconder a realidade e o reverso da medalha aos madeirenses. O Governo Regional não se pode queixar do Governo Português nem da União Europeia, mas os Madeirenses esses sim podem queixar-se deste PSD e desta maioria que não salvaguardou os seus interesses no país e na Europa."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"QUANDO A DITADURA É UM FACTO A REVOLUÇÃO É UM DEVER"...AMADEU PRADO

Filipa Jardim Fernandes é escolha de Cafôfo para ‘vice’